Jesus Cura o Cego de Nascença
Jesus estava caminhando com Seus discípulo quando viu um homem cego de nacença. Seus discípulos Lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego – ele mesmo ou seus pais?"
Jesus respondeu: "nem ele, nem seus pais. Isto aconteceu para que nele seja demostrado o trabalho de Deus. É importante que façamos o trabalho daquele que me enviou enquanto é dia; a noite vem quando ninguém pode trabalhar. Enquando Eu estou no mundo, Eu sou a luz do mundo.
Depois de dizer isto, Jesus cuspiu no chão e fez logo com Sua saliva. Pegou o lodo e passou nos olhos do cego. E disse para o cego: "vai e lave-se no tanque de Siloé (que significa "enviado"). O cego foi, se lavou e voltou vendo!
Os vizinhos e outros que o conheciam como mendigo, peguntavam: "não é este aquele que ficava sentado e mendigando?" Uns diziam que era ele, outros diziam que só se parecia com ele. O ex-cego respondia: "sou eu!" As pessoas então lhe perguntaram: "como é que seus olhos se abriram?"
"O homem que se chama Jesus fez lodo, passou nos meus olhos e me mandou ir e me banhar no tanque de Siloé. Fui e passei a ver!" E então perguntaram: "Onde é que Ele está agora?" "Não sei", disse ele.
Então levaram o ex-cego aos fariseus. Jesus curou o cego no Sábado. Então os fariseus começaram a interrogá-lo sobre como havia recebido sua vista. "Ele colocou lodo nos meus olhos e me lavei e agora eu vejo", respondeu. Alguns dos fariseus começaram a dizer: "este homem que fez isto não é de Deus – ele não guarda o Sábado!" Outros questionavam: "É, mas como pode um homem pecador fazer milagres assim?" E ficou uma disputa entre eles.
Daí os fariseus perguntaram ao ex-cego: "e você? O que você diz sobre este homem – já que abriu os seus olhos?" "É profeta", respondeu o ex-cego. Os judeus não acreditaram que ele tivesse nascido cego e recebido a visão, por isso mandaram chamar os seus pais. "Ele é filho de vocês? Ele nasceu cego? Com é que pode ver agora?" – perguntaram.
Os pais responderam: "ele é nosso filho e, sim, ele nasceu cego. Mas como ele recebeu sua visão, isto não sabemos – e não sabemos quem poderia ter feito isto. Pergunte a ele – ele é de idade." Seus pais responderam assim porque temiam os judeus, que já haviam decidido expulsar da sinagoga qualquer um que confessasse Jesus como o Messias.
Então chamaram o ex-cego uma segunda vez e disseram: "nós sabemos que este homem é pecador." – "Se é pecador eu não sei; o que sei é que eu era cego mas agora vejo" respondeu. – "Mas como foi que ele fez isto?" – "Eu já te disse e vocês não levaram em consideração. Por que vocês querem ouvir isto de novo? Vocês também querem passar a ser discípulos d’Ele?"
Eles o xingaram e disseram: "discípulo de Jesus é você! Nós somos discípulos de Moisés. Sabemos que Deus falou com Moisés mas deste homem não sabemos nem de onde veio." O ex-cego então exclamou: "Que maravilha! Vocês não sabem de onde veio mas Ele abriu meus olhos! Todo mundo sabe que Deus não ouve pecadores. Mas se alguém teme a Deus e faz Sua vontade Deus o ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu falar que alguém pudesse curar um cego de nascença. Se Ele não fosse de Deus não poderia fazer isto!"
"Você nasceu totalmente em pecado e agora quer nos ensinar?"– replicaram. E o expulsaram. Jesus soube que o haviam expulsado, foi ao seu encontro e perguntou: "você crê no Filho do Homem?" – Quem é Ele, senhor, para que eu creia nele?" – "Você já O viu e é Ele que fala com você agora." O ex-cego disse: "creio, Senhor!" E O adorou.
Jesus então continuou, dizendo: "Eu vim para este mundo para trazer julgamento, para que os que não vêem vejam, e os que vêem fiquem cegos." Alguns dos fariseus que estavam por lá perguntaram: "acaso somos nós cegos também?" Jesus disse: "se vocês fossem cegos não teriam pecado; mas como vocês dizem que podem ver, vocês permanecem no pecado."
Jesus disse: "Eu vim para este mundo para trazer julgamento, para que os que não vêem vejam, e os que vêem fiquem cegos." Jesus quase havia sido apedrejado pelos líderes religiosos por causa do que disse (final de João 8). Agora Ele manda de volta para eles uma prova irrefutável do Seu poder criador divino – um cego de nascença completamente curado. É tudo ou nada: para os que sinceramente buscavam a verdade, é um ato de misericordia, uma segunda chance. Para os insinceros, que já haviam decidido rejeitar a Jesus como Messias independentemente dos fatos, é um ato de juízo: ficaria absolutamente clara a sua culpa, rejeição e rebelião contra o Enviado de Deus.
Um grande milagre aconteceu nesta passagem – um cego de nascença é curado por Jesus da sua cegueira.
- Jesus, abriu os olhos de um homem que nunca tinha visto nada, a não serem as trevas.- Isto quer dizer que se Ele abriu ontem os olhos do cego, hoje Ele também cura os olhos dos cegos.
- Ontem, hoje e sempre o Senhor Jesus abre os olhos daqueles que conhecem apenas as trevas. Passando Jesus naquele local, viu um homem cego de nascença.
- O cego não podia ver Jesus, mas Jesus vê todas as coisas. Jesus viu aquele cego.
- Existem hoje muitas pessoas que não tem nenhuma deficiência visual, mas que, no entanto não conseguem ver a verdade – pessoas que vivem num mundo de trevas, enganos, ilusões e mentira.
- Estas pessoas também não enxergam Jesus, mas Jesus as enxerga muito bem. (Cegueira Espiritual Ver 2 corintios c. 4. v.3 e 4)- As Boas Novas são reveladas a todos, exceto àqueles que se recusam a crer. A estes, Satanás cegou o entendimento para que não lhes resplandeça a luz do evangelho.
- Satanás é o “deus deste século”. Seu trabalho é enganar, e ele cegou aqueles que não crêem em Cristo.
- O amor ao dinheiro, ao poder e ao prazer, cega as pessoas para a luz do evangelho de Cristo.
- Aqueles que rejeitam a Cristo e preferem as suas próprias ocupações inconscientemente fizeram de Satanás o seu deus.
- Neste caso específico, Jesus tratou de homem sem visão natural e também sem visão espiritual.
- Seja qual for à deficiência humana, Jesus tem o poder de curá-la pelo poder da fé.
- Muitas pessoas não querem ter suas vidas expostas à luz de Deus, porque temem o que será revelado. Não querem ser transformadas.
- Não fique supresso quando estas mesmas pessoas se sentirem ameaçadas por nosso desejo de obedecer a Deus e de fazer o que é certo, porque temem que a luz de Deus que existe em nós exponha alguma perversidade na vida delas.
- Em vez de darmos lugar ao desânimo, permaneçamos orando, para que tais pessoas sintam que é muito melhor viver na luz do que nas trevas.
- Deixa Jesus abrir teus olhos e ouvidos para coisas que ainda não viste ou ouvistes.
- Abre teu coração para sentir aquilo que ainda nunca sentiu.
- O tanque de Siloé, é a igreja onde está sendo pregado o evangelho de Jesus Cristo.
- E lá que pelo poder do Espírito Santo, Jesus lhe abrirá os olhos para as coisas de Deus.
- Não se conforme com as coisas deste mundo, não seja mais um do qual Satanás tem tirado a visão.
- Abra os olhos e veja a glória de Deus! Um abraço Missionaria Emily.
Nenhum comentário:
Postar um comentário